Pesquisa publicada pelo NiemanLab na Science Advances revela que títulos simples e claros atraem mais cliques dos leitores do que os títulos mais complexos. Títulos com palavras comuns e uma estrutura narrativa geram maior engajamento. A pesquisa aponta ainda, no entanto, uma disparidade entre a prática jornalística e hábitos de consumo dos leitores: jornalistas tendem a preferir opções mais complexas. A simplicidade nos títulos, além de aumentar o número de cliques, também pode melhorar a percepção de confiança e calor por parte dos leitores.
Entre as conclusões, a pesquisa indica que:
“Milhares de experimentos em sites de notícias tradicionais (como The Washington Post) e não tradicionais (como Upworthy) mostraram que leitores são mais propensos a clicar em manchetes simples do que em complexas. Leitores gerais também reconhecem mais facilmente frases de manchetes simples. Esses resultados sugerem que em ambientes saturados de informação, a simplicidade na escrita orienta a escolha do que ler. Contudo, jornalistas mostram uma abordagem mais cuidadosa e preferem títulos complexos, revelando uma desconexão entre as preferências dos leitores e as suposições dos jornalistas”.