Minha experiência com comunicação digital não é recente, vem da década de 1990 quando participei dos primeiros experimentos e desenvolvimentos do jornalismo digital no Diário do Nordeste, ligado ao Sistema Verdes Mares de Comunicação, um dos primeiros veículos brasileiros a ter versão online.
Desde então minha carreira segue a evolução da própria indústria, com seus inúmeros avanços tecnológicos, desafios, debates e impactos socioculturais e econômicos.
Em Brasília, entre 2010 e 2013, trabalhei, sempre no território da comunicação digital, na organização da II Conferência Nacional de Cultura, pelo Ministério da Cultura, e no Ministério da Previdência Social. No mesmo período, desenvolvi as presenças em redes sociais para Copa e Olimpíadas no Ministério do Esporte, e do então recém-nascido Pronatec, este pelo Ministério da Educação em contrato com a Unesco. E, finalmente, em 2013, fui da equipe de monitoramento e prevenção de crises do Ministério da Saúde por curto período de tempo.
Na CDN Comunicação Corporativa, entre 2013 e 2022, apliquei meu conhecimento e experiência na produção de conteúdos multimídia, estratégia, inteligência e gestão em contratos como o do Ministério da Cultura, do Governo do Estado de Minas Gerais, da Associação dos Magistrados Brasileiros e do Sebrae, entre outros. Foi também na CDN que desenvolvi propostas para licitações, incluindo a vencedora que rendeu à empresa o contrato do Ministério da Economia, contrato que geri entre 2020 e 2022.
Atualmente, meus objetivos profissionais englobam dois contextos: o da experiência passada em inteligência, estratégia, produção de conteúdos multimídia e gestão, o que abarca minha experiência mais vívida; e em possibilidades futuras de aplicação de um novo conjunto de modelos e métodos, principalmente tecnológicos, à forma como as agências e as instituições fazem comunicação.
Entre em contato
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
05/2022 – 07/2022
HEAD DE COMUNICAÇÃO DA VIRADA DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
SP Turis, São Paulo
- Gestão da comunicação da Virada ODS, evento realizado pela Prefeitura de São Paulo, com apoio das Nações Unidas, entre 8 e 10 de julho de 2022, no Pavilhão do Ibirapuera;
- Desenvolvimento da estratégia de comunicação;
- Desenvolvimento do plano de comunicação e identidade visual;
- Produção de conteúdos relacionados ao evento e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável;
- Articulação e mobilização com entidades da sociedade civil e das ligadas à ONU e à prefeitura de São Paulo.
06/2018 – 02/2022
GERENTE DE COMUNICAÇÃO
CDN Comunicação Corporativa, Brasília
As tarefas a seguir foram desenvolvidas para diversos clientes da CDN Comunicação Corporativa em Brasília e em São Paulo, incluindo setor público e privado:
- Gestão de contratos públicos;
- Desenvolvimento de propostas para licitações;
- Desenvolvimento do Daily Drive no contexto do método Think;
- Estratégia de comunicação;
- Situações de crise;
- Coordenação de equipes de mídias sociais;
- Produção de conteúdos multimídia;
- Análise de métricas e dados em mídias sociais;
- Análise de imagem e cenário.
05/2012 – 05/2018
COORDENADOR DE MÍDIAS SOCIAIS
CDN Comunicação Corporativa, Brasília
As tarefas a seguir foram desenvolvidas para diversos clientes da CDN Comunicação Corporativa em Brasília que, à época, tinha clientes de governo tanto no Distrito Federal quanto em Minas Gerais:
- Coordenação de equipes de mídias sociais;
- Análise de métricas e dados em mídias sociais;
- Análise de imagem e cenário;
- Produção de conteúdos multimídia;
- Mídias sociais no Ministério da Cultura;
- Consultor para mídias sociais do governo do estado de Minas Gerais;
- Consultor para licitações em mídias sociais e outros clientes no setor público.
08/2011 – 04/2011
JORNALISTA
Ministério da Educação e Unesco, Brasília
- Planos de comunicação em redes sociais, de comunicação interna e para o desenvolvimento do site oficial do
- Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec);
- Monitoramento de mídias sociais;
- Mobilização de Institutos Federais e instituições do Sistema S em ações do Pronatec;
- Arquitetura de informação do Portal do Pronatec (http://pronatecportal.mec.gov.br).
04/2011 – 07/2011
COORDENADOR DE MÍDIAS SOCIAIS
FSB PR Digital, Brasília
- Plano de comunicação em redes sociais para o Ministério do Esporte, Copa do Mundo 2014 e Jogos Olímpicos
- 2016;
- Coordenação da equipes de redes sociais;
- Monitoramento e análise de imagem dos projetos do Ministério do Esporte, da Copa do Mundo 2014 e dos
- Jogos Olímpicos 2016;
- Edição do Portal da Copa (http://www.copa2014.gov.br).
04/2010 – 06/2010
ANALISTA DE REDES SOCIAIS
Ministério da Previdência Social, Brasília
- Social media responsável pelo perfil @previdencia no Twitter;
- FAQ no Formspring;
- Broadcaster na Rádio Previdência;
- Arquitetura de informação do site http://previdencia.gov.br (proposta não executada no período de atuação).
07/2009 – 03/2010
EDITOR
Ministério da Cultura, Brasília
- Edição do blog oficial da II Conferência Nacional da Cultura, realizada em março de 2010;
- Social media dos perfis oficiais da Conferência no Twitter e Facebook;
- Monitoramento de redes sociais;
- Estratégia de comunicação;
- Desenvolvimento do sistema de cadastro do evento;
- Desenvolvimento da metodologia de debates online sobre cultura digital (http://culturadigital.br) para as conferências setoriais da cultura.
01/2001 – 03/2009
CHEFE DE REPORTAGEM
Portal Verdes Mares, Fortaleza
- Chefe de reportagem para produção dos conteúdos online do Portal Verdes Mares (http://verdesmares.com.br).
- O portal reunia outros cinco sites sob seu guarda-chuva de presenças online, todos do Sistema Verdes Mares de
- Comunicação (SVM):
- Diário do Nordeste, maior jornal do Ceará à época – http://diariodonordeste.com.br
- TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo no Ceará – http://tvverdesmares.com.br
- Verdinha AM, emissora com maior audiência do estado na frequência – http://verdinha.com.br
- FM 93, emissora com maior audiência no estado na frequência – http://fm93.com.br
- Recife FM, única presença de comunicação fora do Ceará do SVM – http://recifefm.com.br
- e TV Diário, emissora com audiência regional no Nordeste – http://tvdiario.tv.br
01/1997 – 12/1999
CHEFE DE REPORTAGEM
Diário do Nordeste, Fortaleza
- Chefia de reportagem para produção de conteúdos do site do Diário do Nordeste (http://diariodonordeste.com.br).
01/1997 – 12/1999
REPÓRTER DE NACIONAL E INTERNACIONAL
Diário do Nordeste, Fortaleza
- Produção e edição de noticiário sobre o Brasil e o mundo com base em agências de notícias nacionais e internacionais.
01/1994 – 12/1994
REPÓRTER DE CIDADES E ECONOMIA
O Povo, Fortaleza
- Cobertura do noticiário diário da cidade de Fortaleza, no Ceará, e do noticiário de economia nos âmbitos regional e nacional.
CERTIFICAÇÕES
2018 – Merging dataframes with pandas – Datacamp
2018 – Network Analysis in Python (Part 1) – Datacamp
2018 – Python Programmer Track – Datacamp
2016 – Capstone: Retrieving, Processing, and Visualizing Data with Python – Coursera Course Certificates
2016 – Python for Everybody Specialization – Coursera Course Certificates
2016 – Using Databases with Python – Coursera Course Certificates
2016 – Using Python to Access Web Data – Coursera Course Certificates
2016 – Estruturas de dados – Python – Coursera Course Certificates
2016 – Programming for Everybody (Getting Started with Python) – Coursera Course Certificates
2016 – Python Programming: Beginner Course – Dataquest.io
2016 – Python Programming: Intermediate Course – Dataquest.io
2016 – edX Verified Certificate for Introduction to Computer Science and Programming Using Python – edX/MITx
FORMAÇÃO
07/2009 – 12/2009
MBA em Jornalismo Digital Multimídia, MBA
Instituto Internacional de Ciência Sociais e Universidade de Navarra, São Paulo
- Master com especialização em produção de conteúdos multimídia para meios online.
01/1992 – 12/1996
Jornalismo, Comunicação Social
Universidade Federal do Ceará, Fortaleza
- Curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.